ARTE & FATO

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

imprensa

Por: João Leno Lima

O fato é que dentro de um contexto globalizante a arte se diluiu como um elemento contemplativo frente as faces do capital e sua razão transpassa a lógica mas poucos sabem qual seu papel e sua posição perante o estado de coisas do mundo pós-século XX. A sombra do mercado e o soterramento de informação criaram uma espécie de vasto campo que mais parece um longo deserto-cratera no coração da sociedade atual. Fixar um ponto na arte como se fossemos fixar uma bandeira de individualização realista ou pós-realista funde-se numa suprema ilusão, talvez até maior que as inspirações da arte conceitual.

O artista caiu num abismo e se espatifou e grudou seus artefatos em teias mercadológicas e linearidade que se choca com uma porta elementar: Liberdade. Se a arte atual virou-se contra seu próprio ponto de referencia e se fixou num caldeirão mexido pelas mãos das prateleiras, com pitadas de tecnologia e vanguardismos diversos, o artista virou refém não de suas próprias ambições e sim da maquete “materializada” do trabalho onde o dinheiro pode levar.

Esse impasse transformou a arte fins do século XX e XXI num apanhado de fragmentações gritantes entre si, mas quem são esses artistas? Há realmente espaço para a livre criação ou tudo se resume ao espaço dada como PROVA meterial de sucesso e “bem sucedida” arte? O ponto chave da discussão sobre os passos da arte ou “pós-arte” é a sua fundamentação avessa a qualquer ponto revolucionário. Tanto cinema como livros e música ganharam um caráter de efemeridade que transformou em muitos casos (vide o cinema) em marca e expressão de uma desilusão desestruturante que o leva a patamares lastimantes como produto.

Com a velocidade que as informações tomam conta dos noticiários em uma mídia cada vez mais negativista, imediatista, banalista e falseadora, a internet assume um posto de trincheira em diversos campos e com ela podemos sobrevoar muito do que acontece hoje pelo mundo das artes. Mas, o mundo respira mais arte ou apenas CONSOME mais arte?. O rótulo de “genial” e “artista” nunca foi tão impregnado com tanta convicção, ao mesmo tempo em que, com tão pouco critério, a verdade é que se fabrica um gênio a cada semana e um artista em cada momento. O que a filosofia da arte tem a dizer sobre isso? Nada.

A impressão (apenas impressão) é que há mais artistas hoje em dia do que em outras épocas, mas em contrapartida, há tão poucos dispostos ao confronto com a deformidade lúcida que a sociedade do capital se tornou. As delimitações parecem ser invisíveis, mas se sabe que sem as regras ditadas pelo lucro e o trabalho “forçado” força a arte em esferas globais a ser mais apenas um elemento de “bem estar” ou “entreterimento” e em muitos casos, apenas para o próprio artista. O artista se conformou em trocar suas ferramentas do pensamento pelas ferramentas do lucro e da sobrevivência pós inspiração e aceitou isso como parte essencial da sua humanidade ou na hipotese mais desesperadora, da sua própria sobrevivência.

Ou a arte assume um caráter, uma posição de posicionamento – como uma alternativa vivencialista e autônoma – que seja parte da sociedade em que existe sem apenas ser um subproduto intelectual (sobretudo em paises do terceiro mundo) ou continuará refém de ter seu destino nos baús das gavetas do mercado após vim a ser celebrada (em algum momento ou segundo) como um sorriso de artista para artista e um longínquo esquecimento onde se agurdará a próxima “arte” que ira alimentar o imediatista mundo em que vivemos.

 

 

Postado também em> mundoutopico1

0 comentários:

Postar um comentário