NOTAS SOBRE A AÇÃO DO DIA 21.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DSC00379

PLANO SEQUÊNCIA DA VIDA REAL.

 

 

No dia 21 de Novembro, o grupo POEMA (Poetas de Marituba) se reuniu para mais uma ação na cidade de Marituba. Dessa vez na praça da “Colônia” numa tarde de Domingo.

Algumas reuniões foram travadas e traçamos um plano de ação que pudesse dialogar com a comunidade que freqüenta aquela praça. Cada poeta tinha em mente a aproximação com o leitor, subvertendo a lógica dos saturados varais de poesia e estreitando os laços com uma arte de cunho, “sociável”.

 

A verdade é que a ação se deu na presença de dois poetas num verdadeiro plano seqüência. Se no cinema o plano seqüência é uma das formas mais sublimes de trabalhar a poesia das imagens, na vida real torna-se ainda mais encantador.

 

Saímos na rua da Colônia, distribuindo um folder (fragmento invisível) e um arte Xerox (Neurodesobediencia) e poemas escolhidos a dedo para intervir na lógica cotidiana. Começamos tímidos pela praça em dispersos e comedidas panfletagem que logo se transformaram numa voraz sensação de sublimação com as pessoas.

 

Interceptamos aquelas que por ventura sentimos no coração que deveriam ser abduzidas por nossos versos. Ouvimos sorrisos agradecidos e olhares surpreendentes, enquanto caminhávamos nos empolgavamos com a certeza que a poesia não está morta, basta apenas lhe oferecer a mão e ela sairá da escuridão da gaveta ao rumo das alma das pessoas que necessitam dela para viver, digo, TODAS.

 

Outras ações ainda serão realizadas em outras praças e outras linguagens de intervenção surgirão, assim como a efetiva participação dos poetas, mas no dia 21 de Novembro, o Grupo de Poetas de Marituba, cumpriu sua meta de descentralização (outras ainda ficaram pendentes) e mesmo debilitado com a ausências de seus membros insubstituíveis, superou todas as formas de desanimo e saiu com a certeza que havia feito alguma diferença com suas ações na vida de algumas pessoas.

 

 

 

 

Poema

23-11-2010

0 comentários:

Postar um comentário